EMAGRECIMENTO

Mais da metade da população brasileira está fora da faixa de peso considerada adequada. Os dados são extremamente preocupantes, sobretudo se considerarmos a prevalência crescente da obesidade, já apontada pela Organização Mundial da Saúde como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo moderno.
Você sabe se o seu peso é normal? O IMC, ou índice de massa corporal, é um método simples e muito conhecido utilizado para a classificação do peso. Esse índice, obtido pela razão entre o peso do indivíduo (em quilos) e o quadrado da altura (em metros), tem sido o principal parâmetro aplicado na prática médica para avaliação do peso. A sua utilização é amparada por estudos científicos populacionais que demonstram correlação entre o índice e a mortalidade.

Atingir o peso ideal não é uma tarefa fácil, pois exige muita disciplina e mudança do comportamento. O primeiro passo é aceitar um novo estilo de vida e considerar que cada mudança incorporada ao cotidiano é um investimento na saúde. O acompanhamento de um nutrólogo é essencial para a utilização das estratégias terapêuticas mais adequadas para cada caso. O suporte de um profissional especializado também ajuda no gerenciamento e manutenção dos resultados obtidos.



DESEMPENHO FÍSICO

Os indivíduos com perfil atlético, tanto os que praticam esporte em nível recreativo quanto aqueles que participam de competições, sem dúvida têm necessidades nutricionais diferenciadas.
A alimentação saudável, adequada à modalidade esportiva e intensidade do exercício, deve ser entendida como o ponto de partida para a obtenção do desempenho máximo. Entretanto, muitos não conseguem suprir as demandas nutricionais através de uma alimentação regular e têm prejuízo do seu rendimento físico.
A suplementação, quando bem indicada e combinada com técnicas apropriadas de treinamento, pode aumentar a disposição e a resistência física, impulsionar o ganho de massa muscular (hipertrofia), melhorar a recuperação após os treinos e a recuperação das lesões relacionadas ao esporte.
A escolha do(s) suplemento(s) deve considerar, em primeiro lugar, as necessidades individuais do esportista. O momento adequado do seu uso e a quantidade a ser administrada devem ser ajustados conforme a intensidade e tempo de trabalho muscular. É oportuno empregar os nutrientes apropriados em sincronismo com o metabolismo muscular.



LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Nas últimas décadas, um aumento da expectativa de vida é observado em todo o mundo. O crescimento da população idosa é uma realidade e mudou muitos conceitos na medicina.
O envelhecimento é um processo bastante complexo e a qualidade de vida depende de diversos fatores. A receita para a longevidade saudável começa com uma boa dose de prevenção. As medidas preventivas, especialmente quando adotadas desde a juventude, tem impacto muito positivo.
O acompanhamento médico realizado pelo nutrólogo é essencialmente preventivo. O objetivo principal da nutrologia é a melhora das condições de saúde em favor de uma vida longa, saudável, feliz e produtiva.
O estresse da vida moderna impõe restrições que alteram as condições de vida de uma boa parcela da população. Poucas pessoas conseguem manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Com o avançar da idade, os maus hábitos resultam em diversos problemas de saúde.
O comportamento alimentar inadequado e falta de nutrientes essenciais na dieta podem ocasionar variadas deficiências nutricionais. Na população idosa, esse desequilíbrio nutricional é bastante frequente e causa enorme prejuízo. A desnutrição na velhice provoca apatia geral, perda da massa muscular, fadiga, fragilidade óssea, diminuição da imunidade e pode acelerar o comprometimento das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, etc.).
Portanto, o acompanhamento do estado nutricional e a realização de exames periódicos são cuidados fundamentais para prevenção de doenças e manutenção de uma vida saudável. Esse monitoramento é pertinente para a detecção precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais e fatores de risco para a saúde.


Open chat