CLÍNICA MÉDICA

Clínica Médica, também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que se dedica ao tratamento de pacientes adultos com doenças essencialmente clínicas (não cirúrgicas, não ginecológicas e não obstétricas). A Clínica Médica é considerada a especialidade mãe de todas as outras especialidades médicas. O médico qualificado nessa área tem uma visão global do organismo humano e, por isso, pode oferecer um cuidado amplo e criterioso ao paciente. O clínico geral está preparado para desempenhar várias atividades e, quando necessário, pode recomendar a avaliação de um outro especialista para situações específicas do paciente.

Nos dias de hoje, a evolução tecnológica, o grande avanço dos recursos diagnósticos e facilidade de acesso a informações sobre saúde mudaram a função do médico. Mesmo assim, a atuação do clínico certamente tem lugar de destaque na medicina contemporânea, sobretudo devido à valorização da relação médico-paciente e à visão integral do ser humano, considerando suas emoções, suas dores e seus simples desconfortos.

A atuação do médico clínico envolve a solicitação de exames preventivos (check-up), a orientação ao paciente sobre as mudanças de hábitos de vida que possam contribuir para a melhora da saúde (e, naturalmente, para a prevenção e tratamento de doenças), o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas (como hipertensão arterial e diabetes, por exemplo) e a integração do tratamento dos pacientes que necessitam da atenção de vários médicos especialistas ou equipe multidisciplinar.

Outras áreas de atuação

Open chat