ESTÉTICA

No cenário da nutrição e vida saudável, também há espaço para as estratégias voltadas para a promoção e manutenção da beleza. Os bons hábitos, a alimentação equilibrada e a suplementação de nutrientes podem ser aliados para a melhora da aparência.

Os chamados alimentos funcionais são ferramentas muito úteis na prevenção e tratamento das desordens estéticas. Esses alimentos possuem propriedades especiais e proporcionam benefícios à saúde que vão além da nutrição básica. A inclusão na dieta de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, por exemplo, pode favorecer o equilíbrio do organismo, ajudando a retardar o envelhecimento da pele.

Nesse sentindo, a indústria farmacêutica investiu no desenvolvimento de diversos produtos que combinam vitaminas, minerais, antioxidantes e nutrientes revitalizantes para melhora da pele, cabelos e unhas. Essas cápsulas da beleza são conhecidas como nutricosméticos.

Também há um crescente interesse da medicina na área estética e a pesquisa de novas opções terapêuticas é constante. Por isso, temos à disposição muitos tratamentos estéticos seguros e que podem oferecer soluções efetivas.

A aplicação de toxina botulínica (Botox) e o preenchimento com ácido hialurônico, já empregados há muitos anos, continuam em evidência entre os tratamentos estéticos, contribuindo de forma satisfatória para a manutenção de uma aparência natural e rejuvenescida. São procedimentos estéticos indicados para corrigir pequenas imperfeições, atenuar rugas e retardar os sinais do envelhecimento.

A toxina botulínica é recomendada para o tratamento das rugas dinâmicas (marcas visíveis quando fazemos os movimentos de expressão facial). O produto atua diretamente nos músculos, diminuindo a força de contração. O resultado é a melhora e a prevenção das rugas relacionadas à movimentação facial.

O tratamento com ácido hialurônico é indicado para reposição de volume, melhora dos contornos da face e tratamento das rugas estáticas (marcas presentes mesmo quando o rosto está em repouso). As rugas estáticas formam-se com o passar dos anos a partir da evolução das rugas dinâmicas ou devido à diminuição do colágeno e ácido hialurônico na pele.

Ademais, é importante mencionar a utilidade dos produtos de uso tópico (cremes, loções, etc.), muitas vezes necessários para melhora da hidratação, textura, luminosidade e elasticidade da pele.

Diante de tantas opções, a abordagem terapêutica sempre deve ser individualizada e os procedimentos estéticos devem ser planejados por um médico especialista.

Outras áreas de atuação